"O criador é aquele que faz avançar a história da moda" - Didier Grumbach

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Século XIX - Império (1804-1815)


"Nenhuma pessoa, de qualquer sexo, poderá obrigar nenhum cidadão a vestir-se de uma maneira determinada, sob a pena de ser considerada e tratada como suspeita e perseguida como perturbadora da ordem pública: cada um é livre para usar a roupa e adorno de seu sexo que deseje"


Trecho do Decreto do Governo Revolucionário, 1793, França


O trecho acima representa muito bem um dos ideais que faziam parte da Revolução Francesa.




Ela culminou na transformação radical da sociedade daquele período. Após uma época de luxos e excessos, associar esta ostentação ao visual e às roupas era agora indesejável.


Com isso vamos ter um período em que a França cederá seu posto de referência de moda para a Inglaterra.




O início do século XIX será marcado por uma silhueta no mínimo curiosa e com inspiração na Antiguidade Clássica, extremamente confortável e totalmente contrastante com o que se vinha usando até então.




O visual feminino poderia ser assim definido:
  • Vestidos de musseline ou cambraia, muito fluidos (espécie de camisolas);
  • Cintura abaixo dos seios;
  • Penteados simples e naturais;
  • As retícules ou ridicules;
  • O xale, de Caxemira;






Já o masculino adquiriu as seguintes características:

  • Alfaitaria tipo inglesa (xadrezes e casacas);
  • Calças de casimira;
  • Botas de montaria;
  • Lenços volumosos no pescoço;
  • Penteados simples e naturais;






De maneira geral o que teremos pelo restante do século XIX pode ser baseado na cronologia abaixo:


14 comentários:

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

Muito bom..... eai pessoal do anglo, quem quise faze o trabalho de história ta ai ó... só copia e cola

Janaina disse...

Adorei!!! Foi muito esclarecedor sobre o vestuário da época e de uma forma simples! :)

Stephanie disse...

Eu passei um bom tempo procurando um site/blog como esse! Foi um post simples, esclarecedor, bem ilustrado e muito informativo! (:
É uma pena que já não seja atualizado...

Cláudia Maluhy disse...

Olá! Adorei seu blog... sou historiadora e estou pesquisando sobre a escritora inglesa Jane Austen. Buscando compreender o vestuário usado no período, consegui sanar minhas dúvidas sobre o século XIX com seu texto... Obrigada!Já faz parte dos meus favoritos agora! Abraços

Isabelle disse...

Adorei, mesmo! Estava louca para achar algo que me esclarecesse a moda do século XIX INTEIRO, rs.

Agora tenho uma dúvida... Qual seria a moda em meados de 1810-1865 na Alemanha? Suponho que esse país fosse mais atrasado do que França, EUA e Inglaterra...

PS: Tens a ultima imagem que aparece no post? Não consigo ler os anos :/

Melissa disse...

Muito bom! Pode-se dizer que sou aspirante a mangaká e precisava de textos e muitas imagens como referência para as vestimentas dos meus personagens.

Obrigada mesmo pelo post esclarecedor!

Ah, como a Isa disse, na última imagem não dá para ler os anos...

PUNTA DEL MORAL APARTAMENTO EL ESPIGON disse...

Hola me gusta tu blog. Me gustaría pedirte consejo. Como vestirías a de cuerpo entero a Bécquer en este cuadro.Yo hago muñecos personalizado y me han encargado a Bécquer http://2.bp.blogspot.com/-Af3JvTxrYFk/TpHlAUhEu7I/AAAAAAAAAoQ/vvyp4zpWhM4/s1600/Collage+de+b3.jpg pero no tengo claro como vestirlo. Perdón por el atrevimiento.Espero me entiendas un saludo Asun
http://manualidadespetro.blogspot.com/
Gracias

ninux disse...

Este site tem direitos de autror?

Unknown disse...

Olá sou escritora e romance de época foi um prazer ter visitado seu blogger se pude me add no meu http://anairdameuslivros.blogspot.com
Abraços

Unknown disse...

Muito bom.
Bem completo, e esclarecedor.
O blog é ótimo, parabéns!

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho ficou perfeito !!! simples e rapido

Anônimo disse...

amo esses vestidos, eles são simples, lindos, romanticos, bem feminino, e principalmente não fica mostrando a poupa da bunda como fica hoje em dia, eu queria ter nascido nessa época...

Paula Andrade disse...

Gostei! É o chamado estilo Neoclássico, tal qual na arquitetura, na moda tb! Um resgate dos valores da antiguidade clássica, assim como foi tb no Renascimento.